Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho desses é um sonho

O @andrewsmedina me convocou a enumerar 7 itens do meu ambiente de trabalho. Atualmente trabalho com PZP e sites/sistemas com o framework Django. Apesar dos meus conhecimentos anteriores de linguagem de programação, tenho usado apenas o Python e o JavaScript das linguagens de programação conhecidas. Compartilho com vocês os 7 que eu creio que são os principais no meu ambiente de trabalho.

1. Ubuntu Linux

Nosso amigo — às vezes não tão amigo assim — Ubuntu, vez ou outra chamado de “Urubuntu” por causa de suas atualizações que estragam partes do sistema, é considerado hoje a “Distro Linux menos ruim” que temos à disposição. Minha opinião é que a versão o Ubuntu melhora a cada dia e fica cada vez mais próximo do sistema dominante do mercado. Por ser gratuita e de fácil instalação fez com que escolhêssemos essa que é uma das distros Linux mais utilizadas.

2. GVim

Gosto muito do Vim e junto com as abas e atalhos no estilo Gnome, as possibilidades de interação com o mouse — ok, existe a configuração no .vimrc que habilita as interações com o mouse, mas o GVim tem muito mais recursos — e poder ser instalado em qualquer Sistema Operacional me fez escolhê-lo como meu editor preferido.

Buildout por XKCD

Essa é a desculpa de qualquer desenvolvedor Plone

3. Buidout

zc.buildout, esse é o cara. Precisa que ele instale um serviço (MySQL, PostgreSQL)? Buildout! Precisa de uma instância Plone? Buildout! Quer fazer deploy Django de forma fácil? Buildout! Precisa de um cafezinho? Buildout (é… AINDA não fizeram uma receita pra isso)!

Admiro muito o buildout. Ele é A mão na roda pra trabalhar pois concentra todos os binários na pasta “./bin” por padrão não interferindo nos seus serviços, programas e executáveis instalados no seu sistema, ou seja, seu sistema fica intacto enquanto você pinta e borda no seu ambiente de desenvolvimento. Outro ponto importante é que ele baixa e instala tudo que seu ambiente necessita para funcionar. Onde trabalho o @lucmult é quem faz buildout pra tudo.

4. Buildbot

Buildbot é o sistema de integração contínua que utilizamos. Na ocorrência de quebra de algum buildout (e nós usamos muito isso) o sistema nos comunica por e-mail ou por um display feito pelo @pjwerneck com arduino que exibe constantemente o estado do buildbot para cada projeto que estamos trabalhando.

5. Controle de versão

Hoje em dia não consigo me ver sem controle de versão de arquivo, e o git foi o escolhido para ser usado pela nossa equipe. Ouvi dizer que o Mercurial é tão bom quanto, mas ainda não utilizei para ter alguma opinião. Para projetos de qualquer tamanho, versionamento de arquivos se faz necessário.

6. Descontração

Ou a também conhecida bagunça. Pessoas cantando, espirrando, rindo, pareando, procrastinando, twittando e, principalmente, trabalhando é a identidade de onde trabalho.

7. Ventilador USB

Sim, um ventilador. Confesso que sou calorento e com um conector USB não preciso depender de tomada nem de pilhas para me refrescar. Comprei um não tão barato assim do DealExtreme. É uma bênção!

Agora as próximas vítimas são:

Luciano Pacheco (@lucmult)
Pedro Werneck (@pjwerneck)
Mauro Baraldi (@mauro_baraldi)
Cleber Santos (@cleberjsantos)
Bruno Tikami (@brunotikami)
Everton Zanella (@everton137)
Bruno Gonçalves (@_bworld)

6 thoughts on “Meu ambiente de trabalho em 7 itens

    1. thiromi Post author

      Ow, Cleber, Deveria ter te convocado. Nenhuma das pessoas que “convidei” pro meme publicou algo. =(

      Paciência…

      *Forever Alone

      [edit]
      Esquece, já te convoquei e vc nem ligou “mother foca”
      escrever sem ler é fogo! =P
      [/edit]

      Reply
  1. Bruno Cesar

    Vou deixar suas recomendações anotadas aqui, pq hj em dia eu estou do lado negro da força(microsoft), mas vai q um dia eu use linux rsrs, ahhh, o ventilador usb e uma boa rsrs, abs

    Reply
  2. Davi Lima

    Nossa, um display arduino pro buildbot? NOSSSSSSAA!!! Posta uma foto disso daê! 😀 E um howto, claro!!! []s

    Reply
  3. thiromi Post author

    @Davi

    De fotos do painel só tenho essa: http://twitpic.com/3pzzae

    Agora o tutorial você vai ter que pedir pro @pjwerneck porque foi ele quem o fez junto com o @lucmult e o @brunotikami

    Abraço!

    Reply
  4. Cleber J Santos

    Mardito…. É claro que ainda não tive um tempo para fazer essa brincadeira, e tbm tô fazendo um upgrade no meu Blog 😀 Então me aguarde que breve irei postar…

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *